Tudo o que você precisa saber sobre clínicas populares

Publicado em 23 de setembro de 2020

A busca por um atendimento de saúde de qualidade nunca foi tão importante. Segundo uma pesquisa do jornal Folha de São Paulo, a busca por planos de saúde aumentou muito no início de 2020. Porém, como esse serviço ainda é inacessível, houve uma queda no número de pessoas cobertas de 47 milhões e 85 mil (em março) para 46 milhões e 758 mil (em julho). Para obter consultas a preços justos, muitas pessoas recorrem a clínicas populares. 

Essa modalidade está cada vez mais popular em muitas cidades do país. Há diversas redes com clínicas em vários municípios brasileiros que proporcionam um atendimento de qualidade. Muitas vezes, esses locais oferecem consultas tanto com clínicos gerais, quanto com especialistas. Até mesmo alguns exames mais comuns podem ser feitos com agilidade e a preços bem abaixo do mercado.  

Quer saber se as clínicas populares são uma solução ideal para você? Continue a leitura! 

Conheça o funcionamento das clínicas populares 

Apesar de esse tipo de serviço ter se popularizado muito nos últimos anos, ele já existe no Brasil há décadas. Em 2017, as clínicas populares foram regularizadas pelo Conselho Federal de Medicina, o que deixou esses estabelecimentos mais confiáveis. Segundo a resolução do órgão, cada estabelecimento deve ter um diretor técnico responsável registrado no CRM. Isso garante a presença de profissionais de saúde não só no atendimento direto ao paciente, mas também por trás da gestão do local como um todo. 

Para oferecer um atendimento acessível, esses locais contam com uma infraestrutura completa e grandes equipes de médicos. Muitas vezes, é possível agendar horários para se consultar e realizar os exames em um mesmo dia. Assim, é possível ter bastante rapidez, conveniência e qualidade para cuidar da sua saúde. Esse é um diferencial principalmente em relação ao SUS, em que um agendamento pode levar meses. 

Na maioria das clínicas populares, as consultas são feitas apenas com agendamento. Além do clínico geral e do pediatra, geralmente os seguintes especialistas estão disponíveis: oftalmologista, ginecologista, urologista, cardiologista, otorrinolaringologista, gastroenterologista e ortopedista. 

Homem e mulher na fila de espera de clínica popular.
Legenda: Em algumas clínicas populares, há atendimento sem horário marcado com um sistema de triagem similar ao usado em hospitais. Pesquise e informe-se antes de ir ao local.

Entenda vantagens e desvantagens  

A principal vantagem de uma clínica popular é a facilidade para tratar de doenças comuns. Esses profissionais estão aptos a tratar um resfriado ou uma conjuntivite de forma eficaz, por exemplo. 

Além da facilidade de agendamento, outro grande atrativo é que o preço pago por cada consulta e exame não pesa no orçamento e não é necessário pagar mensalidades. Para garantir a qualidade do atendimento, é preciso ter o cuidado de checar o CRM da clínica antes de se consultar.  

No entanto, problemas de saúde mais complexos, que requerem atenção frequente ou exames muito específicos, podem não ser atendidos nesse tipo de estabelecimento. A diabetes, por exemplo, exige um acompanhamento constante. No caso de urgências ou emergências, o paciente pode ser direcionado ao pronto socorro de um hospital em vez de ser atendido. 

Por isso, vale muito a pena avaliar outros tipos de serviço que oferecem saúde de qualidade a preços acessíveis. Quer saber mais? Confira o nosso post com outras 4 alternativas aos planos de saúde

Compartilhar

Assine a Newsletter

Fique por dentro dos nossos serviços e receba informações sobre cuidados com a saúde.