Rede credenciada: o que é e como avaliar antes de contratar um sistema de saúde

Publicado em 27 de maio de 2020

Se você já procurou algum tipo de sistema de saúde, provavelmente se deparou com a questão: como avaliar a rede credenciada? Em meio a listas extensas com diversos profissionais e clínicas, é natural se sentir perdido.  

Por exemplo, a grande quantidade de profissionais credenciados geralmente pode ser um ponto positivo. No entanto, é preciso verificar se há instituições de referência em meio a essa rede. Esse é um fator decisivo para determinar não só a qualidade do serviço, como também saber se ele atende às suas necessidades. 

Neste artigo, vamos apresentar o que é uma rede credenciada e como garantir escolha do serviço ideal para você. Continue lendo e saiba mais! 

O que é uma rede credenciada? 

A rede credenciada de um serviço de saúde é uma lista de profissionais e estabelecimentos que atendem aos beneficiários. Eles podem praticar preços abaixo do valor particular ou, no caso dos planos de saúde sem coparticipação, sem uma cobrança adicional.  

Geralmente, esses profissionais não possuem nenhum tipo de vínculo empregatício com o sistema de acesso a saúde. A exceção é nos casos em que o prestador de serviço possui uma rede própria, ou seja, consultórios, clínicas e hospitais que são de propriedade da operadora do plano.  

Em alguns tipos de serviço, cada plano possui uma rede credenciada específicaQuando isso ocorre, o valor da cobrança varia de acordo com a abrangência do plano. 

Homem jovem com roupas formais usando um notebook em um escritório.

Legenda: Para empresas, um serviço de saúde com uma ampla rede credenciada pode ser um diferencial na hora de atrair candidatos.

Como avaliar a qualidade? 

Ao avaliar a qualidade de uma rede credenciada, considerar apenas o número de estabelecimentos na lista é um erro muito comum. Em vez de focar na quantidade, você deve pensar mais na qualidade 

Por exemplo, procure por clínicas que você já conhece ao olhar a listaComo é comum ter vários profissionais desconhecidos, veja se há informações sobre eles. Caso o site da prestadora de serviços tenha poucos dados, isso pode ser um sinal ruim. Afinal, você não se consultaria com um médico sem saber que ele é confiável, não é mesmo? 

 No entanto, pode haver serviços bons que não sejam adequados a sua situaçãoPor isso, além de analisar a qualidade, é preciso avaliar se o serviço tem tudo o que você precisa. 

Como garantir um serviço atenda às suas necessidades? 

Agora que você já sabe as principais características que devem ser avaliadaem uma rede credenciada, vamos mostrar para quais pontos você deve se atentar para garantir que o serviço atende às suas necessidades: 

  1. Estabelecimentos de confiança.Se você já tem preferência por um profissional ou clínica específica, sempre veja se eles estão dentro da rede credenciada. Afinal, continuar pagando por um serviço particular enquanto você já tem uma despesa com o plano pode pesar no seu bolso.  Para conferir a reputação de clínicas ou profissionais desconhecidos, você pode pesquisar resenhas online e os perfis de rede social ou sites dos estabelecimentos. 
  2. Abrangência geográfica.Caso seja importante para você ser atendido perto da sua casa ou do seu trabalho, pesquise se a rede credenciada cumpre isso. Da mesma forma, quem viaja muitas vezes, deve escolher um plano que abrange os seus destinos mais frequentes. 
  3. Especialidades e exames. Os tipos de profissionais e procedimentos devem ser analisados com bastante atenção. Isso é essencial para pessoas com condições de saúde que requerem cuidados especiais, como diabetes ou hipertensão. 

Com essa lista, você pode facilmente comparar as redes credenciadas de diferentes serviços. Assim, fica mais fácil de fazer a melhor escolha. 

Quer saber mais sobre como escolher serviços de saúde? Confira o nosso artigo “Como escolher o melhor plano de saúde”. 

Compartilhar

Assine a Newsletter

Fique por dentro dos nossos serviços e receba informações sobre cuidados com a saúde.