4 dicas para estimular as crianças a fazerem exercício em casa

Publicado em 13 de maio de 2020

A prática de atividades físicas é essencial para todo ser humano. No caso dos pequenos, essa necessidade é ainda maior. Como os seus corpos ainda estão em desenvolvimento, exercitá-los contribui para um crescimento saudável. Por isso, é importante pensar em exercícios para crianças. 

Para diversas famílias, a quarentena tem sido um momento de tentar reinventar a própria rotina. Aulas escolares à distância, empresas com todos os colaboradores em home office e o uso de máscaras são só alguns exemplos de mudanças que ocorreram.  

Neste cenário, em que quase não se sai de casa, a prática de exercícios tem um peso ainda maior. Afinal, todos temos passado mais tempo sentados. Enquanto você pode estabelecer uma rotina de treinos com disciplina, o seu filho(a) só vai se sentir motivado a praticar exercícios pensados para crianças. 

Por isso, reunimos algumas dicas para que os pequenos não fiquem sedentários. Elas valem até mesmo para quando o período de isolamento social acabar. Confira! 

1. Reserve um espaço 

Sabemos que cada vez menos famílias tem espaços disponíveis em sua casa. Especialmente quem mora em apartamentos pode ter dificuldade de encontrar um cômodo mais vazio.  

Para evitar acidentes, sempre prepare o cômodo antes de praticar exercícios com as crianças. Mova móveis com quinas, recolha brinquedos que estejam no chão e separe o que será usado para a atividade. Aproveite para envolver a sua criança nesta arrumação também!

Mãe brincando com blocos de madeira junto aos filhos pequenos dentro de casa.

Legenda: No caso de crianças mais novas, o momento de brincar já estimula o corpo.

2. Busque brincadeiras com movimento 

É pouco motivador para uma criança praticar exercícios que não sejam divertidos.Por isso, esportes de grupo geralmente são tão populares. Para motivar o seu filho(a) a mexer o corpo, procure propor atividades que se pareçam mais com brincadeiras.  

Separamos algumas sugestões para você: 

  • Dança: coloque músicas que a criança gosta e mexa o esqueleto junto com ela. 
  • Mantenha a bexiga no ar: encha um balão e fique rebatendo-o com a criança. O objetivo é não o deixar cair. 
  • Mímica: escreva algumas ações em cartões. A cada rodada, uma pessoa precisa tirar um papel de um recipiente e executar aquela ação para os participantes adivinharem. 
  • Jogo do espelho: reveze entre você e a criança, a cada rodada um tenta imitar os movimentos do outro. 
  • Caça ao tesouro: esconda alguns objetos pela casa e desafie a criança a encontrá-los. 

E não deixe de participar neste momento também! Ter um bom exemplo dos pais faz toda a diferença. 

3. Diversifique os exercícios das crianças 

Os pequenos sentem a monotonia de uma forma muito diferente dos adultos. Por isso, repetir a mesma atividade várias vezes pode deixá-los desmotivados muito rápido.Logo, é importante buscar maneiras de propor diferentes exercícios para crianças e estimular a criatividade do seu filho(a). 

Casal brincando com as suas filhas de dançar dentro de casa.

Legenda: Quanto mais divertido for, mais fácil será manter as crianças se exercitando em casa.

Uma maneira de diversificar as atividades é com brinquedos que estimulam a atividade física, como cordas e bambolês. Quem tem mais espaço em casa pode tentar criar pistas de obstáculos que estimulem a criança a fazer diferentes movimentos, como engatinhar, andar em um pé só, pular sobre travesseiros e caminhar em zigue-zague. 

4. Crie uma rotina 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatriacrianças devem praticar atividades físicas por pelo menos uma hora por dia. Logo, a prática de exercícios deve ser inserida dentro da rotina da criança.  

O órgão orienta que uma alternativa para os pais é incentivar os pequenos a fazer pequenas pausas no dia para se alongar. Além dos exercícios para crianças, você pode incluí-los em algumas tarefas domésticas que movimentem o corpo. Organização do próprio quarto, arrumar a cama e jardinagem são alguns exemplos. 

O que você achou dessas dicas de exercícios para crianças e de como quebrar o sedentarismo? Se este artigo foi útil, compartilhe-o em suas redes sociais! 

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