Aprenda como e por que ter uma alimentação saudável

Publicado em 9 de setembro de 2020

Você provavelmente já ouviu falar que uma alimentação saudável é essencial para ter bem-estar. O clichê “você é o que você come” é bastante verdadeiro: a comida que consumimos no dia a dia influencia muito na forma como o corpo funciona. Ter mais disposição, adoecer menos e controlar o peso são apenas alguns dos benefícios de uma dieta balanceada. 

Uma boa parte de comer bem é saber escolher os alimentos certos. Mas não é só isso: também é preciso se hidratar e fazer um número de refeições razoável todos os dias. Como cada corpo funciona de um jeito, a dieta ideal muda de pessoa para pessoa. No entanto, há algumas dicas que servem para todos.  

Neste artigo, vamos apresentar os principais benefícios de uma alimentação saudável e os primeiros passos para comer de forma adequada. Vamos lá? 

Por que ter uma alimentação saudável? 

Muitas vezes, uma alimentação saudável requer mais esforço. Por exemplo, fazer compras mais vezes ao mês para ter vegetais frescos em casa ou cozinhar com mais frequência. Porém, esse empenho pode ser muito recompensador.  

A alimentação é a principal forma de prevenir doenças como a diabetes tipo 2 e a hipertensão. Esses problemas de saúde podem exigir tratamentos complexos, que incluem remédios e visitas frequentes a médicos. Há também benefícios quase imediatos. Uma dieta saudável garante que você tenha mais energia para enfrentar o dia a dia e durma melhor.  

Os nutrientes dos alimentos garantem que o seu corpo funcione da maneira correta e ajudam a regular o funcionamento dos seus órgãos. Quando você tem uma má alimentação, sensações como indigestão e dores de cabeça podem ser mais frequentes. Até mesmo a sua aparência muda: unhas quebradiças, cabelos fracos e pele ressecada podem estar ligados à falta de nutrientes. Além disso, você adoece com mais frequência, já que as vitaminas e minerais da comida são uma das bases para o seu sistema imunológico. 

Mulher escolhendo entre frutas e doces.
Legenda: Exceto para quem possui doenças crônicas ou alergias, uma alimentação saudável pode contar com todo tipo de alimento, até mesmo os doces e as gorduras. É só saber comê-los com moderação. 

Como melhorar a sua dieta? 

Para montar uma dieta, o ideal é consultar um nutricionista. Esse profissional conhece a fundo a forma como os alimentos afetam o corpo e poderá recomendar um cardápio adequado às suas necessidades. É o caso de quem é vegano ou vegetariano, que precisa planejar a sua alimentação para substituir a carne por outros alimentos. 

Porém, há diversas mudanças que você mesmo pode fazer sem correr riscos. Separamos algumas dicas com base no Guia Alimentar da População Brasileira, um manual do Ministério da Saúde sobre alimentação saudável. 

Busque comer mais alimentos naturais 

O primeiro passo para comer de forma mais adequada é reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, refrigerantes e salgadinhos. O mesmo vale para as refeições prontas que são vendidas congeladas, como lasanhas, pizzas e macarrões instantâneos. Geralmente, esse tipo de comida é muito calórico, tem baixo valor nutricional e contém diversos conservantes. 

Na hora de comprar produtos industrializados, confira sempre a lista de ingredientes. Nomes desconhecidos e listas com muitos itens são sinais de alerta. Dê preferência sempre a frutas, legumes, grãos, ovos e carnes. Esses ingredientes podem ser preparados de diversas maneiras e substituir o consumo dos ultraprocessados no seu dia a dia. 

Pratos com diversos tipos de alimento para exemplificar uma alimentação saudável.
Legenda: No almoço e no jantar, sempre é bom diversificar os tipos de alimento no prato. Procure incluir legumes, folhas, grãos e carnes. 

Faça refeições com regularidade 

Em meio a um cotidiano corrido, é muito comum que uma pessoa fique várias horas sem comer. No entanto, isso é muito prejudicial à saúde. Primeiro porque o corpo humano precisa de comer a cada 3 horas para manter a energia. Em segundo lugar, isso aumenta a fome e, quando chegar o momento da refeição, você pode comer em excesso. 

O ideal é ter horários reservados na sua rotina para se alimentar. Isso também ajuda você a poder comer com mais calma e mastigar bem, que são fatores importantes tanto para você absorver todos os nutrientes dos alimentos quanto para garantir a sensação de saciedade. 

Diminua o consumo de sal e açúcar 

Você sabia que o brasileiro consome quase o dobro da quantidade de sal recomendada pela OMS? O uso excessivo do ingrediente gera problemas nos rins e hipertensão. Em parte, esse problema é causado porque esquecemos que diversos produtos industrializados já contêm sal. O mesmo ocorre com o açúcar, cujo consumo excessivo é a principal causa de diabetes tipo 2. 

Mulher conferindo o verso de uma embalagem em supermercado.
Legenda: Crie o hábito de ler as informações nutricionais e fique atento para alimentos pouco nutritivos. Frituras, doces e carnes gordurosas devem ser consumidos em porções pequenas.  

Para ter uma alimentação saudávelé importante ter moderação na hora de adoçar ou salgar o prato. No caso das refeições salgadas, você pode experimentar usar mais especiarias e temperos, como açafrão, curry, páprica e alecrim. Com relação aos doces é preciso ter disciplina e comer em porções reduzidas. 

Beba água 

A quantidade ideal pode variar de pessoa para pessoa, mas a média é de 2 litros por dia. Alimentos (principalmente frutas e vegetais) e bebidas também contém água, mas isso não substitui o seu consumo. No caso de bebidas alcóolicas e do café, o efeito é o contrário: elas desidratam o corpo ao invés de hidratar.  

Substitua outros líquidos que você consome com frequência por água beba na medida em que sentir sede. Além disso, deve-se evitar consumir líquidos durante as refeições. Eles atrapalham a digestão no estômago e também podem fazer com que você mastigue menos. 

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