As vantagens do home office para as empresas

Publicado em 20 de abril de 2021

A dinâmica de trabalho em todo o mundo sofreu uma mudança brusca de comportamento nos últimos tempos em função da pandemia da COVID-19. Se antes o home office era apenas uma modalidade de trabalho para poucas empresas e profissionais autônomos, agora passou a ser uma realidade para a maioria das organizações. 

A realização do home office pode ser muito vantajosa tanto para empresas quanto para os seus colaboradores. Entretanto, deve ser muito bem planejada para que não tenha problemas que dificultem a performance dos profissionais, uma vez que a distância pode causar alguns empecilhos de comunicação e resolução de problemas rapidamente. 

Diante desse cenário, vamos explicar o que é home office, suas vantagens e como a sua empresa pode proporcionar bem-estar para os seus funcionários com esse modelo de trabalho. 

O que é home office? 

Em tradução literal home office significa escritório em casa, mas o seu termo não se resume apenas a um trabalho realizado em um espaço geográfico limitado.  

Na prática home office significa que um colaborador pode trabalhar de qualquer lugar, desde que ele possua ferramentas necessárias para conseguir executar o seu trabalho, como conexão à internet, um notebook, smartphone ou qualquer outro dispositivo ou material necessário. 

Desse modo, o home office, que também pode ser chamado de trabalho remoto ou trabalho à distância, permite que um funcionário opte por trabalhar em locais alternativos que não sejam o escritório da empresa para a qual prestam serviço. Sendo assim, podem trabalhar da sua própria casa, coworking e até mesmo em um hotel, aeroporto ou cafeteria.  

A prática do trabalho remoto vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, devido as vantagens proporcionadas pela flexibilidade do modelo tanto para as empresas quanto para os seus profissionais.  

Segundo uma pesquisa da Owl Labs, 71% dos entrevistados se dizem mais felizes com a prática de home office e 79% apresentaram um aumento na produtividade e foco em com a rotina de trabalho fora dos escritórios formais de empresas. 

 Profissionais se sentem mais produtivos trabalhando em um ambiente mais informal.

As vantagens do home office  

A principal vantagem do home office para as empresas é o ganho de produtividade de seus profissionais, uma vez que as organizações oferecerem a possibilidade dos colaboradores escolherem um ambiente de trabalho de conforto e bem-estar de acordo com as suas necessidades.  

Para as empresas as vantagens do home office são inúmeras, tais como: 

  • Economia de gastos com transporte 
  • Economia de gastos com alimentação  
  • Redução de espaço físico e infraestrutura 
  • Redução de gastos operacionais: energia elétrica, água, internet, limpeza 
  • Possibilidade de contratar mais funcionários qualificados, mesmo que não residam na cidade sede da empresa  
  • Redução da taxa de absenteísmo e rotatividade 
  • Oferecer maior qualidade de vida para seus funcionários 

É importante ressaltar que o modelo de trabalho remoto nem sempre é viável para todas as empresas, em alguns segmentos de mercado como trabalhos em fábricas e hospitais requerem em sua maior parte do tempo o trabalho presencial. 

O trabalho a distância também não precisa ser necessariamente 100% remoto, muitas empresas utilizam um modelo híbrido, dando a possibilidades para os seus colaboradores a opção de trabalhar alguns dias na semana de maneira remota. 

Home office e bemestar  

O home office permite passar mais tempo com a família  

Como vimos anteriormente, existem muitos benefícios ao adotar o modelo de trabalho remoto para as empresas. É inegável que o home office oferece uma série de benefícios para os colaboradores que podem passar mais tempo com a sua família ou amigos, ter menos estresse com deslocamento e trânsito e mais flexibilidade geográfica para poder trabalhar. 

Ao trabalhar da sua própria casa um funcionário escolhe e decora o seu espaço de trabalho da maneira que desejar, pode escolher o tipo de roupa que quer trabalhar, optar por escutar música enquanto trabalha ou escolher um ambiente mais silencioso, entre outras questões que não poderiam ser feitas no escritório da empresa. 

O home office, no entanto, deve ser bem planejado para que sua execução seja favorável para os profissionais executem suas atividades da mesma maneira que se estivessem trabalhando presencialmente. 

As empresas devem fornecer todo o suporte necessário e fazer uma gestão de saúde adequada, de modo a garantir a saúde mental de seus colaboradores.  

A melhor forma de garantir saúde e bem-estar é realizando exames periodicamente. Com a Multimed você pode oferecer saúde de qualidade para seus colaboradores por um preço justo.  

Com modalidade corporativa, você pode aderir os serviços para quantos funcionários forem necessários. Além disso, você não precisa pagar coparticipação e ainda oferece a sua equipe uma rede credenciada que inclui os principais hospitais, clínicas de estética, dentistas, psicólogos e psiquiatras de Belo Horizonte e região. 

Entre em contato com a Multimed e veja como é simples e fácil e acessível oferecer saúde para todos da sua empresa.  

Compartilhar

Assine a Newsletter

Fique por dentro dos nossos serviços e receba informações sobre cuidados com a saúde.