Benefícios da caminhada para sua saúde

Publicado em 29 de junho de 2018

A caminhada é um exercício físico muito indicado, pois pode ser praticado por praticamente qualquer pessoa. Os benefícios são muitos, para o corpo e para a mente. Mas não se limite a caminhar apenas aos fins de semana, torne a caminhada uma prática diária, ou o mais frequente possível. O benefícios são muitos, veja só:

  1. Ajuda a circulação sanguínea;
  2. Previne obesidade e ajuda na perda de peso;
  3. Melhora a postura e consciência corporal;
  4. Diminui a ansiedade e estresse;
  5. Fortalece os músculos do corpo;
  6. Pode reduzir o inchaço nas pernas e tornozelos;
  7. Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão;
  8. Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros.

Como me motivar a caminhar?

Muito dificilmente você conseguirá motivação antes de se exercitar, é preciso ter disciplina e iniciar as atividades mesmo sem motivação. Após o início da atividade, vai acontecer a liberação de endorfina – substância responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.

Mulher fazendo caminhada

Cuidados sobre a caminhada

É importante fazer essa atividade da maneira correta tomando todas as precauções para que ela só traga benefícios. Portanto tenha atenção a esses tópicos:

Alimentação: Evite caminhar em jejum, essa prática não é benéfica à saúde. Fazer atividades físicas em jejum pode causar sintomas como tonturas, desmaios e enjoos devido à falta de açúcar no sangue.

Alimente-se com uma refeição leve. Carboidratos leves e frutas são bem-vindos: bananas, pães de cereais, vitaminas, sucos de frutas etc.

Vestuário: Use roupas leves e confortáveis. Uma blusa fresca, short ou legging e um tênis confortável. Principalmente se você tiver dores ou alguma enfermidade que podem ser influenciadas pela caminhada, é recomendado uma consulta médica e uma visita ao ortopedista para avaliar qual o calçado ideal para suas necessidades.

Antes, durante e depois: Alongue-se antes e depois dos exercícios para estimular a circulação e melhorar a flexibilidade. Além disso, não deixe de se hidratar, beba uma média de 250ml de água para cada hora de caminhada.

Lugar ideal: Dê preferência a lugares planos e para sua própria segurança menos movimentados. Opte por horários com menor incidência da luz solar, evite caminhar entre onze da manhã e duas da tarde e mesmo nos horários indicados use o filtro solar.

Caminhada ideal

Comumente, o tempo indicado por médicos para iniciantes praticarem caminhada é de 30 minutos a 1 hora por dia. Dentro desse intervalo, faça sua caminhada durante o tempo que for confortável, você deve se empenhar, mas não exceder seu limite. Vá com calma e aumente o tempo à medida que conseguir.

Outra característica importante sobre a caminhada é o lugar. Se próximo à sua casa houver um parque botânico ou ecológico, praça arborizada, ou qualquer ambiente mais próximo da natureza, vá para lá!

Caminhar em ambientes tranquilos e arborizados traz ainda mais benefícios para a saúde. Você sofre menos exposição à poluição e abaixa os níveis de estresse e ansiedade, melhorando sua qualidade de vida.

Viu quantas vantagens a caminhada pode trazer? Adote essa prática na sua rotina e sinta na pele os benefícios de se cuidar.

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