Como promover saúde mental no ambiente de trabalho?

Publicado em 8 de julho de 2020

Nos últimos anos, a discussão sobre a importância de promover saúde mental tem adquirido cada vez mais peso. Diversas pessoas públicas têm falado abertamente sobre suas lutas contra depressão e ansiedade como um meio de diminuir o estigma contra essas doenças. Neste contexto, as empresas não são exceção.  

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde colocou o tema da saúde mental no trabalho em evidência quando reconheceu a Síndrome de Burnout na 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças. Esse distúrbio emocional consiste no esgotamento de profissionais devido a ambientes de trabalho excessivamente estressantes, além de estar relacionado a casos de depressão e ansiedade.

Em um contexto de isolamento social, os cuidados com a saúde mental no trabalho se tornaram ainda mais essenciais para promover bem-estar entre os colaboradores. Quem está trabalhando de home office pode sentir falta do apoio e contato diário com os colegas. Já quem continua trabalhando presencialmente pode sentir que está colocando a sua vida em risco todos os dias. Em ambas as situações, há uma nova camada de estresse além do que já se estava habituado. 

Quer saber mais sobre saúde mental e como promovê-la no trabalho? Confira o artigo! 

O que é saúde mental? 

Apesar de se falar muito sobre saúde mental, esse conceito pode parecer vago para quem nunca teve contato com o tema. De acordo com a OMSesse termo não pode ser definido apenas como a ausência de transtornos e doenças. Ele também não pode ser desvinculada da definição de saúde geral de um ser humano.

Afinal, diversos fatores podem afetar a forma como nos sentimos. Por exemplo, a ansiedade pode desencadear sintomas físicos, como problemas de digestão. Já acontecimentos da vida cotidiana, como a perda de um emprego ou de um ente querido, podem levar a um episódio depressivo. Além disso, há comprovação científica que características genéticas podem influenciar na predisposição de cada pessoa para desenvolver transtornos psíquicos. 

Sendo assim, ter saúde mental significa sentir um bem-estar físico, mental e social.  

Mulher estressada no trabalho.

Trabalhar em excesso ou sob muita pressão são os principais fatores para a falta de saúde mental no ambiente de trabalho.

O que fazer para promover saúde mental no trabalho? 

Como a saúde mental no trabalho pode impactar diretamente na motivação e na produtividade da sua equipe, é essencial promovê-la de maneira ativa. Por isso, separamos algumas ações para ajudar a reduzir o stress entre os colaboradores e proporcionar bem-estar emocional. 

Estimule a colaboração 

Uma das principais causas de o stress no ambiente de trabalho é a sobrecarga. No caso de uma pessoa pouco experiente ou que está assumindo novas funções, também pode haver muita insegurança.  

Para retirar esse peso desses colaboradores, é importante estimular os empregados a trabalharem em conjunto. Além disso, deve-se distribuir as tarefas equilibradamente, dentro da capacidade produtiva de cada um.  

No caso de quem está em posição de coordenação, deve-se tomar cuidado para não centralizar atividades sem necessidade. Delegar funções é essencial para evitar a sobrecarga e transmitir confiança para a equipe. 

Dê feedbacks frequentes 

Para manter um empregado motivado, o momento do feedback é imprescindível. Afinal, o sentimento de ser pouco valorizado em um ambiente é um dos fatores que gera stress e pode até prejudicar a saúde mental de um colaborador. 

Esse momento pode existir de forma grupal, mas também é importante que seja feito individualmente. Como gestor, você deve estar consciente das dificuldades que afetam cada pessoa da sua equipe e ajudá-los a traçar caminhos para superá-las.  

Esse momento também pode ser usado para identificar possíveis pontos de atrito nas relações interpessoais. Situações de assédio ou humilhação devem ser inaceitáveis em um ambiente de trabalho. 

Proporcione acesso a serviços de saúde mental 

Conversar com um gestor sobre as suas dificuldades no trabalho pode ajudar bastante, mas muitas vezes a raiz do problema pode estar fora daquele ambiente. Por isso, muitas empresas oferecem o acesso a serviços de atendimento de saúde mental como um dos seus benefícios. 

Isso pode ser feito tanto por meio de um serviço específico, que oferece consultas com psicoterapeutas, quanto por um sistema de saúde que cobre esse tipo de tratamento.  

Gostou das dicas do artigo de hoje? Compartilhe-o nas suas redes sociais! 

Compartilhar

Assine a Newsletter

Fique por dentro dos nossos serviços e receba informações sobre cuidados com a saúde.