Conheça os benefícios do Yoga para a saúde

Publicado em 23 de janeiro de 2020

Você provavelmente já ouviu falar do Yoga, ou talvez tenha visto na TV ou aqui na Internet vídeos com pessoas se espichando em posições “impossíveis”. Se trata de uma rotina originária da Índia de práticas físicas e alongamentos que trazem benefícios à saúde. O Yoga, embora tenha posturas complexas, também tem rotinas simples que podem ser executadas por qualquer pessoa e ajudam muito na saúde!

A ciência médica está começando a investigar os benefícios mais sérios do Yoga, como a melhora da saúde, a diminuição de dores em geral e até a prevenção de doenças. Timothy McCall, médico e editor do Yoga Journal, estudou e conseguiu reunir comprovações científicas dos efeitos do Yoga para o corpo e a mente.

Yoga melhora seu condicionamento físico

Como benefícios diretos do yoga, temos os reflexos no condicionamento do corpo. Os exercícios trazem como um benefício óbvio a melhora da flexibilidade.

Esse benefício não para em si mesmo, pois com uma melhor flexibilidade, dores posturais causadas pela falta de alongamento muscular podem melhorar. Do mesmo modo acontece quando a musculatura de um local está “travada” o que exige um esforço extra das articulações e musculaturas auxiliares ou vizinhas, com isso, dores podem surgir e se prolongar para outros regiões.

Melhora sua postura

Sabe aquela dorzinha nas costas que não passa? Um incômodo diário no pescoço ou ombros? Esses podem ser problemas relacionados à sua postura.

Nossa cabeça pesa em média 5kg, com a postura incorreta, o grau de inclinação do pescoço pode causar um impacto na coluna até 27kg. Todo esse peso pode sobrecarregar a coluna e os músculos relacionados e daí surge a possibilidade de doenças incuráveis, como a artrite reumatoide.

Previne dores nas articulações

Alongar e movimentar as articulações de forma correta no máximo de movimento que elas podem fazer, é um exercício preventivo.

Essa prática faz o líquido sinovial (que nutre a articulação) circular, diminuindo possíveis impactos negativos à cartilagens e ossos.

Baixa sua pressão arterial

Já falamos aqui no blog sobre boas práticas físicas e alimentares que podem ajudar contra o colesterol e pressão alta, e o yoga é mais um aliado nessa luta.

Dois estudos britânicos publicados na revista The Lancet compararam dois grupos de pessoas, um grupo praticava exercícios de respiração no yoga deitados, enquanto o segundo grupo apenas ficava deitado pelo mesmo tempo sem exercitar a respiração. Após três meses as medições diastólica e sistólica caíram drasticamente no grupo que praticou yoga.

O yoga pode ser feito em casa, por pessoas de qualquer faixa etária ou nível de preparo físico. Basta começar pelos exercícios mais simples que podem envolver, como falamos no último exemplo, apenas a respiração.

Procure por canais no Youtube com aulas para idosos ou aulas para iniciantes. Outra possibilidade é procurar se no seu bairro há aulas gratuitas para a comunidade em algum órgão ou centro comunitário, ou até mesmo voluntários em parques. Lembre-se sempre de cuidar bem da sua saúde de forma preventiva!

Compartilhar

Assine a Newsletter

Fique por dentro dos nossos serviços e receba informações sobre cuidados com a saúde.