Como promover saúde no trabalho para seus colaboradores

Publicado em 29 de abril de 2020

A forma como trabalhamos é algo que está em constante mudança. Por isso, as empresas estão sempre correndo atrás do que pode trazer o melhor desempenho. A quarentena em decorrência do combate ao novo Coronavírus, por exemplo, já causou mudanças. O regime de home office foi uma alternativa adotada por centenas de empresas para manter a atividade durante a pandemia. 

Mesmo assim, promover a saúde física e mental no trabalho não pode deixar de ser uma prioridade. Segundo um estudo da consultoria Deloitte, 92% dos executivos consideram importante a atenção ao bem-estarAgora que mais organizações experimentaram o trabalho em casa, é provável que esse sistema ganhe mais adeptos após o fim da pandemia.  

Seja em home office ou no escritório, há diversas medidas para ajudar a promover a saúde no trabalho para os colaboradores. Acompanhe este artigo e saiba mais! 

Esteja atento à ergonomia 

Usar uma cadeira com apoio adequado, ter uma mesa na altura correta e manter uma boa iluminação. Esses são só alguns dos pilares para ter saúde física no trabalho. Esses aspectos são relativos à ergonomia, área que avalia a influência de diferentes fatores de um ambiente no trabalho humano. 

Porém, não basta ter os equipamentos corretos. É preciso conscientizar os seus colaboradores sobre como usá-los da maneira certa. Fazer a regulagem da altura do monitor e da cadeira pode evitar problemas como dores nas costas e no pescoço.  

É necessário que os pés sempre fiquem no chão ou em um apoio adequado. Já a tela deve estar alinhada com a altura dos olhos. Os braços devem estar apoiados em um encosto, assim como as costas. Para evitar que o punho se dobre e haja mais esforço, o teclado deve ficar na mesma altura do cotovelo. 

Homem sentado em um escritório com mobiliário ergonômico. A sua postura está correta: costas apoiadas no encosto, pés no chão e cotovelos apoiados.

Legenda: Observe o modo correto de se sentar ao computador.

Durante a quarentena, há empresas que enviaram para seus colaboradores mesas e cadeiras para que pudessem trabalhar de home office com mais conforto. Esse é um exemplo de como cuidar da saúde do colaborador, mesmo à distância. 

Incentive a atividade física 

Mesmo com uma excelente postura, um colaborador pode ter dores ao final do dia se passa muito tempo na mesma posição. Esse problema pode ser ainda mais intenso se a pessoa não pratica exercícios. Por isso, eles também são importantes para promover saúde no trabalho. 

Além de eliminar dores físicas, manter-se ativo tem diversos outros benefícios, segundo o Ministério da Saúde. Reduzir os riscos de doenças cardíacas, combater o estresse e ansiedade são só alguns exemplos. 

Grupo de 4 jovens andando por um escritório moderno.

Legenda: O simples ato de se levantar e caminhar um pouco de hora em hora já faz toda a diferença na rotina.

Para estimular os colaboradores fazer isso durante o home office, uma boa opção pode ser enviar rotinas de exercícios para praticar em casa e fazer sessões de alongamento por videoconferênciaSeja presencial ou remotamente, a ginástica laboral é um bom estímulo para levantar da cadeira por alguns minutos.

Crie uma rotina de integração 

Quem fez a transição de trabalhar em um escritório para o home office sabe a importância da rotina para ter saúde no trabalho. Em empresas mais flexíveis, o que já era um desafio pode se tornar ainda mais crítico quando as pessoas estão trabalhando de casa. De repente, fica mais difícil manter horários de entrada, almoço e, principalmente, de saída.  

Por isso, é essencial manter todos alinhados sobre as rotinas da equipe. Assim como quando os colaboradores estão no escritório, ter reuniões e momentos de feedback é importanteNesses momentos, deve-se estimular a integração do time, de modo que cada um esteja consciente do seu papel. 

Além disso, manter a equipe a par de tudo o que está acontecendo, mesmo a distância, faz toda a diferença. Assim, os colaboradores podem se sentir mais seguros, ainda que haja um cenário de incertezas. 

Gostou das dicas do artigo de hoje? Compartilhe este texto em suas redes sociais! 

Compartilhar

Assine a Newsletter

Fique por dentro dos nossos serviços e receba informações sobre cuidados com a saúde.